Naturopatia

“A Naturopatia é a ciência, arte e a filosofia do tratamento da doença que tem por objectivo trazer a saúde ao homem, através do recurso aos meios naturais”

A OMS considera a Naturopatia como sendo uma Medicina Tradicional.

A origem da Naturopatia se deu com um movimento de “ volta à natureza “ no século XIX. Reagindo contra as práticas médicas da época, a doença, a sujidade e a degradação causadas pela “ Revolução Industrial “, os fundadores europeus da Naturopatia, defendiam a exposição ao sol, água e ar, como a melhor terapia contra todos os males.

A Naturopatia não é apenas uma terapia, mas sim, uma filosofia de vida. Este sistema baseia-se no facto de que o corpo pode curar a si mesmo, quando livre de toxinas que se acumulam devido aos maus hábitos adquiridos durante a vida. Estimulando as defesas naturais do corpo, a Naturopatia alcança o equilíbrio e a harmonia. Hoje em dia, a Naturopatia é muito usada contra uma série de problemas agudos e crónicos. As recomendações para os tratamentos podem incluir algumas práticas isoladas ou combinadas entre si, como:

Dieta de desintoxicação: jejuns ou ingestão de grande quantidade de água e/ou líquidos para purificar o corpo.

Trofologia: conselhos sobre alimentação adequada às necessidades do nosso corpo para cultivar e restabelecer a saúde. Por exemplo a alimentação vegetariana ou a eliminação de certas categorias de alimentos, a combinação de alimentos, ou conforme o grupo sanguíneo, etc.

Suplementos Alimentares: vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, (para aumentar a resistência).

Fitoterapia: utilização de plantas, flores, ervas e árvores para tratar e prevenir a má saúde física mental e emocional.

Homeopatia: preparações contendo substâncias extremamente diluídas oriundas de diferentes ervas, minerais, animais ou químicos. Com o conceito de que o semelhante cura o semelhante e desenvolvido por Samuel Hahnemann por volta de 1800.

Massagem: por exemplo Shiatsu, massagem Ayurvédica, Quiromassagem, etc.

Redução do stress: Hipnoterapia, Meditação,
técnicas de respiração.

Hidroterapia: uso da água para estimular a circulação e aumentar a energia.

Exercício físico: sugestões conforme problema, características físicas e grupo sanguíneo.

Florais: são essências de plantas e flores que ajudam a equilibrar determinados estados emocionais.

Aromaterapia: tratamento utilizando óleos essências por inalação, massagem, banhos e compressas.

MEDICINA NATURAL

MEDICINA NATURAL

sexta-feira, 23 de julho de 2010

IRIDOLOGIA


O QUE É IRIDOLOGIA?

É um método de análise naturopático por excelência, e que pela observação das alterações das estruturas, topografia e das pigmentações valoriza o estado psicológico e orgânico de uma pessoa.

Ajudando o técnico a programar acções preventivas de controle e avaliar situações psicossomáticas.

Uma Ciência que tem como objectivo o estudo da íris e a sua relação com as alterações que ocorrem no nosso organismo, sejam elas orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais, psíquicas e emocionais.

Este estudo pode revelar muito sobre a nossa saúde, bem como sobre a herança genética.

Funciona como um pré diagnóstico, onde a detecção dos órgãos de choque, permitem mais facilmente elaborar-se um diagnóstico, através de exames complementares que venham a confirmar as suspeitas clínicas.

A IRIDOLOGIA TAMBÉM É:

Uma arte muito antiga, porque é um conjunto de conhecimentos ordenados, que exige do praticante muita destreza na interpretação.

Baseada numa visão moderna ecológica e respeitando o ser humano duma forma integral e holística.

O QUE A IRIDOLOGIA NÃO FAZ:

Não revela doenças, estejam elas num estado agudo, crónico ou num processo degenerativo só por se olhar para a íris através de uma lupa, nem detecta cirurgias já realizadas. Também não adivinha o futuro. Nem faz diagnósticos clínicos.

A IRIDOLOGIA PODE REVELAR:

A constituição da pessoa, a debilidade e actividade dos seus órgãos.
A condição física e mental o estado nervoso, fadiga ou stress.
A toxicidade dos sistemas hormonais e linfáticos, sinais de cura.
A herança genética, estados pré-clínicos.
Enfim um diagnóstico holístico e não sintomático

2 comentários:

  1. Estava a navegar pela net e vi o seu site que aproveito e dou os parabens pela informação. Sou apologista da divulgação e parceria entre colegas de profissão pelo que deixo desde já o meu contacto em www.iridologiaportugal.com

    ResponderExcluir
  2. Estava em busca de um nome para um espaço terapeuta e encontrei o seu site e aproveito para parabeniza pelas informação sou Terapeuta e Naturopatia e uma das minhas área. Araguaçu-To
    Terapeuta: Cynthia

    ResponderExcluir