Naturopatia

“A Naturopatia é a ciência, arte e a filosofia do tratamento da doença que tem por objectivo trazer a saúde ao homem, através do recurso aos meios naturais”

A OMS considera a Naturopatia como sendo uma Medicina Tradicional.

A origem da Naturopatia se deu com um movimento de “ volta à natureza “ no século XIX. Reagindo contra as práticas médicas da época, a doença, a sujidade e a degradação causadas pela “ Revolução Industrial “, os fundadores europeus da Naturopatia, defendiam a exposição ao sol, água e ar, como a melhor terapia contra todos os males.

A Naturopatia não é apenas uma terapia, mas sim, uma filosofia de vida. Este sistema baseia-se no facto de que o corpo pode curar a si mesmo, quando livre de toxinas que se acumulam devido aos maus hábitos adquiridos durante a vida. Estimulando as defesas naturais do corpo, a Naturopatia alcança o equilíbrio e a harmonia. Hoje em dia, a Naturopatia é muito usada contra uma série de problemas agudos e crónicos. As recomendações para os tratamentos podem incluir algumas práticas isoladas ou combinadas entre si, como:

Dieta de desintoxicação: jejuns ou ingestão de grande quantidade de água e/ou líquidos para purificar o corpo.

Trofologia: conselhos sobre alimentação adequada às necessidades do nosso corpo para cultivar e restabelecer a saúde. Por exemplo a alimentação vegetariana ou a eliminação de certas categorias de alimentos, a combinação de alimentos, ou conforme o grupo sanguíneo, etc.

Suplementos Alimentares: vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, (para aumentar a resistência).

Fitoterapia: utilização de plantas, flores, ervas e árvores para tratar e prevenir a má saúde física mental e emocional.

Homeopatia: preparações contendo substâncias extremamente diluídas oriundas de diferentes ervas, minerais, animais ou químicos. Com o conceito de que o semelhante cura o semelhante e desenvolvido por Samuel Hahnemann por volta de 1800.

Massagem: por exemplo Shiatsu, massagem Ayurvédica, Quiromassagem, etc.

Redução do stress: Hipnoterapia, Meditação,
técnicas de respiração.

Hidroterapia: uso da água para estimular a circulação e aumentar a energia.

Exercício físico: sugestões conforme problema, características físicas e grupo sanguíneo.

Florais: são essências de plantas e flores que ajudam a equilibrar determinados estados emocionais.

Aromaterapia: tratamento utilizando óleos essências por inalação, massagem, banhos e compressas.

MEDICINA NATURAL

MEDICINA NATURAL

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sindrome de Burnout


BURNOUT

O Síndrome de Burnout é um fenómeno psicossocial directamente relacionado com o mundo laboral e refere-se a uma reacção ao estado de exaustão e diminuição de interesse relativo ao trabalho, em que, o que a este diz respeito deixa de ter importância e qualquer esforço pessoal parece ser inútil. Trata-se de uma fadiga extrema que resulta de uma tensão emocional crónica associado a um período de esforço excessivo com intervalos demasiadamente curtos para recuperação. Burnout é um termo inglês: burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de stresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.

Os efeitos emocionais são:
Ansiedade, apatia, tédio, depressão, fadiga, sentimento de culpa, vergonha, irritabilidade, mau humor, tristeza repentina, baixa auto-estima, tensão, nervosismo e solidão.

Os efeitos mentais são:
Incapacidade para tomar decisões, para se concentrar, deterioração da memória, hipersensibilidade à crítica e incapacidade momentânea de reacção.

Os efeitos sobre o comportamento são:
Predisposição para acidentes, consumo de drogas, explosões emocionais, comer, beber e fumar em excesso, irritabilidade, condutas impulsivas, alterações da fala, risos nervosos e incapacidade para o descanso nocturno.

Os efeitos laborais são:
Absentismo, falta de companheirismo, ausência de satisfação no desempenho da profissão e baixa produtividade.

Os efeitos no organismo são:
Doenças coronárias, níveis elevados de colesterol e de ácido úrico e perda de defesas do sistema imunológico.

As estratégias a serem utilizadas pelos professores para lidar com o stress são:
• Realizar actividades de relaxamento;
• Organizar o tempo e decidir quais são as prioridades;
• Manter uma dieta balanceada e fazer exercícios;
• Discutir os problemas com colegas de profissão;
• Tirar o dia de folga;
• Procurar ajuda profissional quer na medicina convencional quer em terapias alternativas ou complementares.

Exemplo de outras profissões sujeitas ao Burnout:
Médicos
Enfermeiros
Forças de segurança pública
Assistentes sociais
Funcionários públicos
Bombeiros
e todos os profissionais que interagem de forma activa com pessoas

Um comentário:

  1. Redução do stress: técnicas de respiração, Hipnoterapia, Meditação, Musicoterapia. Hidroterapia: uso da água para estimular a circulação e aumentar a energia. Exercício físico: sugestões conforme problema, características físicas e grupo sanguíneo. Florais: são essências de plantas e flores que ajudam a equilibrar determinados estados emocionais. Aromaterapia: tratamento utilizando óleos essências por inalação, Como Dieta

    ResponderExcluir